quarta-feira, 23 de março de 2011

Visita pedagógico-formativa a Salamanca

Decorreu nos dias 18, 19 e 20 de Março, uma visita pedagógico-formativa a Salamanca. Actividade organizada pela PIN-ANDEE. Cidade marcante, onde em 1994 foram traçados princípios que defendiam uma Educação para Todos fundamentais para o desenvolvimento de uma Escola Inclusiva.

Da visita pelas ruas de Salamanca podemos destacar a imponência da arquitectura e a grandiosidade dos monumentos. Esta cidade é simplesmente encantadora, com muita beleza e combinação de estilos e excelentes acessibilidades. O
aproveitamento de edifícios históricos sem descurar a conservação das estruturas é simplesmente fantástico.




Foto: EC

 As conferências decorreram num ambiente de partilha de experiências entre todos os presentes. Embora haja diferenças nos Sistemas Educativos de cada País (Portugal e Espanha) intrínsecas às diferenças culturais, pudemos verificar que as boas práticas existem e estão “espalhadas” por esse Mundo fora. Não poderia deixar de realçar a excelente recepção que tivemos na Universidade de Salamanca por parte do Professor Doutor Miguel Ángel Verdugo, Professora Doutora Francisca González, Professora Elena Martin Pastor, Professora Doutora Isabel Calvo e Professora Doutora Dolores Andrés.

Esta visita veio reforçar que a Inclusão é todo um processo onde as práticas, metodologias e intervenção educativas dependem de cada professor/educador. A mentalidade e sensibilidade de cada um vai influenciar todo o processo.

É necessário termos em conta que a diversidade não é “sinónimo de desigualdade, mas sim parte da universalidade”, bem como uma constante “colaboração e responsabilidade partilhada para garantir os princípios de igualdade”.

Não ter recursos, não é desculpa para não fazer … Se não temos algo, devemos adaptar o que temos para atingir o que pretendemos. É importante que coloquemos “mãos à obra” para fazer com que a Inclusão passe a ser uma realidade em toda a Sociedade. Para que isto aconteça é fundamental que haja trabalho de equipa, colaboração entre todos os intervenientes, não desistir apesar dos obstáculos…é indispensável que haja diálogo para uma efectiva mudança do contexto educativo, das práticas e metodologias para atender à diversidade de cada aluno.

Foto: EC
Em jeito de conclusão refiro que foi mais uma iniciativa de sucesso da PIN-ANDEE, uma associação que cada vez mais se assume como uma referência na Educação em Portugal.

Foi um fim-de-semana muito rico em partilha de experiências com debates enriquecedores entre todos os intervenientes que teve a particularidade de ser muito dinâmico e contar com o envolvimento de todos os participantes, quer nas conferências como nos momentos de lazer.