quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Carta ao Pai Natal

Nos últimos dias temos sido "assaltados" por um reboliço próprio desta época...nas ruas, nas escolas...são as compras, as festas de Natal e as cartas ao Pai Natal.

Enquanto realizava esta última actividade (escrita de uma carta ao Pai Natal) pude olhar nos olhos das crianças com quem trabalho no dia-a-dia e ver um brilho muito especial...lembrei-me da importância dos sonhos...

Sonhos que despertam a fantasia...que nos fazem acreditar...Já o poeta dizia que "o sonho comanda a vida".

Nesse momento também eu decidi sonhar...Mas sonhar de forma a tornar a fantasia em realidade...Passar do sonho para a concretização no dia-a-dia!

Decidi, tal como os meus meninos, escrever uma carta ao Pai Natal...E é isso que vos trago hoje...

Querido Pai Natal:

Durante este período de reflexão tenho em mente acções futuras para a construção de um caminho que tem de ser feito com igualdade de oportunidades para Todos!

Para que cada cidadão o possa ser de pleno direito temos de despoletar sensibilidades e alterar mentalidades...Gostava que a Sociedade começasse a compreender e a aceitar as diferenças de cada um para que o Mundo fosse mais inclusivo...

Não se esqueçam de lembrar toda a Sociedade que na Educação, os interesses pessoais têm de ser colocados de parte...Que Família, Escola e  Comunidade dêem as mãos, fomentem o diálogo para que se crie um ambiente mais harmonioso para as crianças...para o Futuro do nosso País!!!

Que o preconceito seja deixado de lado...Que todos ocupem o seu lugar na sociedade, independente da cor, sexo, opção religiosa ou sexual, pela deficiência ou classe social...

E não, isto não são utopias...Bem sei que é difícil, até porque a mudança de mentalidades é a barreira mais difícil de ultrapassar...Sozinhos não derrubamos esta barreira, mas se cada um fizer um pouco, a Sociedade mudará...

Para que a mudança seja possível é pressuposto que haja predisposição, empenho e receptividade de toda a Sociedade, bem como capacidade de diálogo para alcançarmos este desafio.

Desejo um Bom Natal para Todos!

1 comentário:

  1. Aceitam subscritores para a carta? Eu quero! E quero também saudar a coragem e desprendimento de abraçar causas a favor de quem não tem voz.
    Um forte abraço e... 2011 é que vai ser!

    David Rodrigues

    ResponderEliminar